O QUE É? I what is it?


A GALERIA NÓMADA é um colectivo artistico informal, que reúne artistas e criativos independentes de diferentes áreas e origens.
O seu objectivo no geral é a criacção de  uma plataforma de apoio á divulgação e produção do trabalho artistico independente, fomentando acções que visam estabelecer uma relação directa com o público.
Para tal, tem tomado diferentes caminhos de acção, quer na criação de espaços alternativos de exposição, quer na criação de espaços de trabalho colectivos,  juntando ainda outros formatos de intervenção temporária e performativa.
Criado em Maio de 2010 em Lisboa, constituiu um primeiro atelier colectivo na FLYING HOUSE LISBOA tendo produzido ai e apartir dai alguns eventos e exposições. Desde Maio de 2011 o colectivo tem sido responsavel pela criação de um projecto piloto e experimental de residências artisticas no Porto, em parceria com uma empresa ai cediada (Monvenpik.sa) que como promotora do projecto é responsavel pela cedência do edificio de ateliers e residência.
O projecto da CASA AMARELA, vem reconverter um edificio semi-devoluto situado na Rua Galeria de Paris, na baixa do Porto, num espaço cultural, com ateliers de trabalho, exposições, concertos, entre outras acções. Funciona de portas abertas ao público 4 dias por semana, numa relação directa com os habitantes da cidade e visitantes, aproximando a arte das pessoas, expondo não apenas o resultado final como o próprio processo artistico com forte teor experimental, num sistema de obra-aberta e work in progress.
Os visitantes são convidados a visitar o espaço e contactar directamente com os artistas numa relação directa e sem intermediários.
Para além do funcionamento da residencia como ateliers abertos, tem sido organizados vários eventos de rua, exposições dentro e for a da casa, convidando tambem artistas e criativos não residentes a participar nos diferentes projectos.

A GN funciona numa estrutura horizontal, não hierarquica, e não tem formato nem espaço definidos.
Assim o Colectivo encontra-se em aberto e em constante formação dependendo da acção dos artistas e criativos que nele vão tomando parte participando nos diferentes projectos em curso.
Assim são parte do colectivo todos aqueles que em determinada altura participaram activamente num ou mais projectos colectivos, sendo apenas distinguinda a acção presente a nivel colectivo.
Como plataforma a GN pretende divulgar tambem o trabalho de outros artistas que não tendo ainda tomado parte directamente em nenhum projecto estão de algum modo em contacto com o colectivo. Artistas em contacto para futuros projectos.