ARTISTAS do colectivo I collective artists


PEDRO VIRGILIO CUNHA

Nasceu em Lisboa em 1975.
Licenciou-se em Arquitectura pela faculdade de arquitectura de Lisboa, onde explorou a plasticidade da arquitectura enquanto escultura habitavel estagiando no atelier Mirallas em Barcelona.
Manteve sempre um percurso paralelo na Pintura que se converteu na sua principal area de acção tendo exposto individual e Colectivamente desde 1995 em vários locais, destacando-se Galeria Vértice, Rentagallery (2009), LxFactory e Galeria Bozart (2010), em Lisboa; Local Project Gallery em Nova York (2010); BBK Stapelhaus em  Colónia (2011).
O seu trabalho está representado em diversas Colecções Particulares destacando-se a Colecção Champalimaud (The Oitavos Collection), tendo também trabalho editado pelo Centro Portugues de Serigrafia (2010).
Fez parte do Atelier do Beato – Colectivo Art in Park; fundando em 2010 conjuntamente com M.Sofia Xavier o Colectivo Galeria Nómada, do qual tem sido um dos responsavel pela produção e organização dos diferentes projectos.
È parte integrante do núcleo inicial da CASA AMARELA onde desenvolve presentemente o seu trabalho de Artes Plásticas trabalhando em colaboração com outros artistas do colectivo, nomeadamente na área da Arquitectura com Raquel Couto e M.Sofia Xavier desenvolvendo um projecto de arquitectura experimental e instalação intitulado Dossier Ovni e com Paulo Ramos no projecto de musica experimental Desléxicos Esquizofrénicos, entre outros.

ÁREAS DE INTERVENÇÃO:
Pintura, Street Art, Arquitectura, Instalação, Música, Video. 

PROJECTOS COLECTIVOS:
Exposição Colectiva Pedro Cunha;
Flying House Lisboa_ Atelier Colectivo, Exposições, Acções
Casa Amarela–Porto – nucleo incial, artista residente, exposições.




M.SOFIA XAVIER

Nasceu em Lisboa em 1983.

Licenciou-se em Arquitectura pela faculdade de arquitectura de Lisboa, tendo antes estudado na Escola Secundária António Arroio onde tomou contacto com diferentes áreas artisticas e completado a sua formação pluridisciplinar nos cursos pós laborais de Pintura e Desenho na A.R.C.O e no curso de Fotografia na Maumaus, Dança Contemporanea e Contacto Improvisação no CEM. Foi colaboradora na Experimenta Design, na Casa dos Dias D’Àgua, Braço de Prata, tendo tomado contacto com o funcionamento das diferentes estruturas e ainda com a LxFactory e a Lomografia Portugal na area de produção.

Tem colaborado com o artista plástico Pedro Cunha na organização, produção, curadoria e instalação das suas exposições individuais e colectivas, fundando em 2010 conjuntamente com este o Colectivo, sendo uma das responsavel pela produção e comunicação relativa aos diferentes projectos.

È parte integrante do núcleo inicial da Casa Amarela onde desenvolve presentemente o seu trabalho criativo de Fotografia e Instalação, tendo participado nas várias exposições colectivas organizadas.

Colabora na àrea da arquitectura com Raquel Couto e Pedro Cunha.


ÁREAS DE INTERVENÇÃO:

Arquitectura, Fotografia, Instalação, Design Gráfico e Web Design, Produção.


PROJECTOS COLECTIVOS:

Exposição Colectiva Pedro Cunha
Atelier Colectivo – Flying House Lisboa
Casa Amarela - porto_nucleo incial, artista residente

WEB: http://www.msofiaxavier.blogspot.com/ 


CARTIER (Paulo Ramos)
Nasceu em Torres Vedras em 1977.
"Expresso-me através da pintura, o meu nome artistico é "Cartier, Séc: XXI".
Começei a pintar em 2oo6, antes disso frequentei a Escola Secundária António Arroio e posteriormente a escola de joalharia Contacto Directo, participando em exposições de final de ano.
Enquanto pintor, exponho as minhas obras na Rua Garrett, em Lisboa. O trabalho que aí mostro é de pequeno formato, com temas sobre política "Punk" e religião "Punk", amor "Punk" e sexualidade "Punk". O meu processo de criação é eminentemente emocional. Algumas pessoas consideram a minha pintura violenta e urbana, num registo Punk de Street Art. No meu trabalho uso as cores primárias. Sinto que consigo mostrar as minhas puras e ditas emoções, o que sinto de verdade. É o que me interessa enquanto artista plástico e cidadão do mundo.
"
ÁREAS DE INTERVENÇÃO:
Pintura, Street Art, Música. 
PROJECTOS COLECTIVOS:
Flying House Lisboa_ Atelier Colectivo, Exposições, Acções
Casa Amarela–Porto – nucleo incial e artista residente.





DEVIR (Rui Antunes)
 Numa solarenga tarde de Junho o Rui nasce em 1973, Lisboa. Em 1992 faz um curso de fotografia na APAF. Em 2000 licencia-se em Gestão de Marketing mas nunca exerceu tal coisa. Em 2003 trabalha como director de arte durante 2 anos na agência de publicidade W/Portugal. Em Fevereiro de 2005 faz a sua primeira exposição individual Mnemonic Odissey que dá início ao seu percurso artístico auto-didacta. No mesmo ano, cria o projecto de pesquisa criativa e fotográfica: Fixação Proibida (fixacaoproibida.blogspot.com). Realiza a sua primeira exposição individual Recycled Conspirancy. Expõe o projecto IMpressão, uma mostra de trabalhos de stencil. Expõe 64 Minutos, uma mostra de pintura e fotografia. Em 2008 concebe a colecção Compra-me que expõe na galeria Buy Me e integra o colectivo Sacred Fire no Boom Festival 2008. Em 2009 Angola, Luanda, concebe e implementa o conceito Colect IVA, uma exposição
colectiva com artistas angolanos. Volta para Portugal e integra a exposição colectiva de pintura no Castelo de Porto de Mós Summer Castle Full Moon 09 na qual faz direcção de arte. Concebe o painel O Erro presentemente em exposição no bar do Centro de Arte Moderna de Torres Vedras. Em 2010 concebe o seu primeiro projecto de cenografia para a peça O Mundo Submerso encenada pelo Teatro Mínimo no Palácio de Laguares em Campolide. No mesmo espaço conceptualiza e produz uma mostra de arte (pintura, street art, fotografia, performance e música) onde reúne trabalhos de mais de 45 artistas: Guilharte - 10 dias em 2010.
Está representado na Fundação Sindika Dokolo, Camâra Municipal de Torres Vedras e diversas colecções particulares.
No final de 2010 integra o colectivo Galeria Nómada e desenvolve a sua actividade artística em parceria com a Flying House onde tem atelier. Colabora com várias organizações e projectos editoriais como formador, ilustrador, pintor, fotógrafo e video artist. Gosta de Sol e água fresca.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO:
Pintura, Street Art, Fotografia, Design Gráfico
PROJECTOS COLECTIVOS:
Flying House Lisboa_ Atelier Colectivo, Exposições, Acções
Casa Amarela–Porto – nucleo inicial
WEB: http://www.fixacaoproibida.blogspot.com/


 RITA GRAÇA
 Nasce em Lisboa, em 1987. Licenciada em Design, encontrou o seu caminho numa vertente mais artística da criatividade. Iniciou-se pela ilustração salta progressivamente para fora do papel. Faz a sua primeira exposição de Pintura no projecto "Guilharte" em 2010, ano este em que completa uma pós-graduação em Educação Artística na Faculdade Belas Artes de Lisboa. Experiência esta que influência algumas das temáticas trabalhadas. O seu método não tem limite e explora diversas técnicas e materiais. Actualmente tem algumas obras á venda na loja MapDesign, em Lisboa onde também partilha e interage artisticamente com uma faixa etária infantil. Torna-se membro do colectivo artístico “Galeria Nómada” que reside na Flying House Lisboa, onde trabalha em atelier.  Fez parte do núcleo incial da Casa Amarela tendo dado inicio á sua residencia em Novembro de 2011.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO:
Pintura, Street Art, Fotografia, Design Gráfico, Ilustração
PROJECTOS COLECTIVOS:
Flying House Lisboa_ Atelier Colectivo, Exposições, Acções
Casa Amarela–Porto – nucleo inicial 






RAQUEL COUTO

Raquel Couto Sousa nasce em Ponta Delgada a 30 de Abril de 1984.

Cursa arquitectura pela Faculdade de Arquitectura U.T.L. licenciando-se em 2008.

Desloca-se para Barcelona onde começa a trabalhar como arquitecta junior no atelier de reabilitação de Isabel Genover Llimona, Mgarquitectes onde desenvolve trabalho de rehabilitação em edificios modernistas e casas rurais. Em Outubro de 2009 é convidada a deslocar-se para Gélida, onde passa a coordenar o atelier de construção nova do mesmo grupo com Carmen Mas i Comas. Ainda em Barcelona trabalha em colaboração com o atelier de Josep Lluis Mateo – mateoarquitectura – na elaboração de videos e fotografias para apresentação dos projectos do atelier em concursos, conferencias e redes virtuais.

Volta a Lisboa em Setembro de 2010 onde, por 3 meses, colabora com os Ateliers de Santa Catarina, com as arquitectas Rita e Catarina Almada Negreiros. Por convite do arquitecto Pedro Virgilio Cunha, em Fevereiro de 2011 vai para o Porto onde abre atelier aberto na estrutura artistica CASA AMARELA na área da arquitectura experimental, construção, instalação e expressão plástica. Colabora nas exposições colectivas Colectiva de Verão, na Rua Miguel Bombarda e Báltica Atlântica, na Rua Candido dos Reis no Porto. Desenvolve trabalhos de instalação e video no edificio da Casa Amarela sob o tema do viajante, Rua Galeria de Paris 34.
O seu percurso multidisciplinar nasce de uma vontade de explorar novas técnicas, expressões e escalas, de poder desenvolver um trabalho transversal. 

ÁREAS DE INTERVENÇÃO:
Arquitectura, Instalação, Video, Design Gráfico e Web. 
PROJECTOS COLECTIVOS:
Casa Amarela–Porto – nucleo incial e residente.



BERNARDO RODRIGUES
Nasceu em Lisboa em 1978.
Finaliza em 2007 a licenciatura do curso de Artes Plasticas – Pintura da Faculdade de Belas Artes de Lisboa durante a qual frequentou o programa Erasmus com o intercâmbio realizado na Alemanha na Universidade de arte Staatliche Aademie der Bildender Kunste Karlsruhe (SABKK).
Em 2010 participa em vários workshops de performance no âmbito das artes plásticas entre os quais ministrados pelos artistas Verena Stenke&Andrea Pagnes (Italia-Alemanha), Rocío Boliver – aka La Congelada de Uva (México), Adina Bar-On (Israel) e Maíra Vaz (Brasil).
Tem exposto desde 2002 o seu trabalho quer em exposições quer sob a forma de performance no âmbito das artes plásticas.
Durante vários anos teve formação na area  da musica em piano, aulas de desenho ministradas pelos artistas Maria João Gamito e Pedro Saraiva, tendo tambem tido valorosas experiências na área da dança contemporânea com a coreógrafa Ana Borges e outras experiências na área do teatro uma das quais com Mónica Calle.
Trabalhou como professor e coordenador de aulas de desenho a adultos no modelo de workshop, de aulas extra-curriculares híbridas entre a expressão-plástica e a música a crianças, e fazendo um projecto de pintura mural em conjunto com crianças de várias idades criando uma relação estética e vivencial com uma pequena sociedade.
Faz parte do nucleo incial da Casa Amarela onde é presentemente artista residente e membro do Colectivo Galeria Nomada. 

ÁREAS DE INTERVENÇÃO:
Pintura, Desenho, Performance, Musica. 
PROJECTOS COLECTIVOS:
Casa Amarela–Porto – nucleo incial e residente.

ANGELA ANCIÃES

Nasceu em Lisboa em 1978 e nos anos 90 já costurava roupa para as bArBIes da irmã mais nova e fazia desenhos incríveis dos seus super heróis favoritos.
Como nas história de livros de quadradinhos, Ângela tinha muitos super-poderes e um encanto especial pela Natureza. Cedo percebeu que podia ser muitas coisas. Primeiro frequentou o Curso Superior de Agronomia do ISA, depois decidiu transformar as plantas em jóias únicas num Curso de Joalharia, na Contacto Directo e em seguida frequentou o curso de Estilismo e pequenos cursos técnicos de Costura , no CIVEC. Hoje continua apaixonada por estes 3 mundos e conseguiu juntar o melhor de cada um nas criações da sua marca própria: AIFA Crew. Tem para oferecer modelos exclusivos femininos de saias, vestidos e blusas, acessórios e malas. Num estilo único e alternativo dá vida a pedaços de tecido que fazem qualquer miúda sorrir e sentir-se com super-poderes. O conceito é pegar em tudo e criar algo novo.
No Atelier da Ângela, na Casa Amarela, carregado de uma grande colectânea de tecidos, tudo se transforma numa história diferente com um futuro mais alegre e arrojado.
Isto é Eco-Costura, by AIFA Crew.

ÁREAS DE INTERVENÇÃO:
Eco-costura, Agricultura Urbana, Instalação.
PROJECTOS COLECTIVOS:
Casa Amarela–Porto – nucleo incial e residente.




MARITA LUMI
Marita Lumi naceu em Talin, Estónia em 1985.
È uma jovem artsita contemporanea que inciou os seu estudos na Academia de Arte da Estónia em 2004 no departamaneto joalharia contemporanea.
Fez Erasmus em Paris onde começou a dar mais atenção ao seu trabalho de instalação conjugando-as com a performances. Quando terminou os estudos em 2008 criou o atelier GRAM conjuntamente com 6 joalheiras.
Acabou por suspender o estudo do Mestrado na mesma academia para começar a estudar geologia na Universidade de Tecnologia com o intuito de crear ciencia popular.
Durante os estudos trabalhou 6 anos fazendo ilustrações para livros de algebra de uma editora Filandesa,  animações para o site http://www.lastekas.ee/, http://www.meelespea.net/ e jogos em Flash para http://www.pianima.ee/, entre outros.
Participou em varias viagens etnograficas ás tribos (Finno-Ugric) na Russia e organizou varios eventos e festas unindo universidades de teatro, arte e musica.
Cantou no coral da Academia de Arte e tem participado em vários projectos de musica experimental Estonian Bad Dream Big Band,  Haapsalu -Waymouth, Les femmes Experimentelles, etc.
Em 2011 veio para Portugal para pensar no seu projecto de Mestrado. Durante o periodo em que estve no Porto começou a usar programas de 3D, iniciou conjuntamente com Kerstie Vallikivi um projecto colectivo de performance e musica intitulado Camara Municipal. Em Junho de 2011 entra em residencia na Casa Amarela tronando-se parte do colectivo Galeria Nomada.
Juntamente com os novos artistas e amigos tem participado em varios happenings, exposições e eventos de arte e sido curadora em algumas exposições colectivas como a Baltica-Atlantica e Virus In Porto. 

ÁREAS DE INTERVENÇÃO:
Joalharia Contemporânea, Musica, Animação, Performance.
PROJECTOS COLECTIVOS:
Casa Amarela–Porto – núcleo e residente.
Exposição Baltica Atlantica  




KHERSTY VALIKIVI

Naceu em Talin, na Estónia a 12 de Agosto de 1987.

Influenciada por uma exposição contemporanea de couros em Talin, ingressou em 2007 na Academia Estónia de Arte para estudar design. Adquirindo ai tambem conhecimentos de desenho, pintura e escultura. Com os trabalhos da escola participou em duas exposições de (bookbinding) – 2010 e 2011 Scripta manent IV “The Word Was Sung“ (“Lauldud sõna”), Tallinn, Estonia e em 2011  tambem na "World Biennials of Art Bookbinding" The Fables of La Fontaine em França. Interessada em continuar o estudo das artes plasticas veio em 2011 para Portugal atraves de um programa de intercambio para estudar na Faculdade de Belas Artes do Porto onde estudou design gráfico, animação e mais intensivamente pintura a oleo e desnho. Na FBAUP participou na exposição Mail Art project. Forma um projecto de colaboração performatico e musical intitulado Camara Municipal juntamente com Marita Lumi, fazendo a sua primeira performance conjunta em Maio, num quioque abandonado num projecto intitulado Eat Art, Buy Fart. Em Julho entra em residencia na Casa Amarela e participa na Exposição Colectiva de Verão. Em Agosto foi curadora conjuntamente com Marita Lumi na exposição Baltica-Atlantica.
Neste momento, encontra-se sobretudo focada na pintura e na animação. Na pintura usa cores fortes, contrastes e diferentes materiais, usando como tematicas pessoas,animais, palhaços e arlequins, estudando as emoções de uma forma mais ou menos abstarcta e as relações figurativas. 

ÁREAS DE INTERVENÇÃO:
Pintura, Serigrafia, Animação, Performance, Musica
PROJECTOS COLECTIVOS:
Casa Amarela–Porto – nucleo e residente
Expo Baltica Atlantica.


FERNANDO BRAZÃO GONÇALVES
Nascido em Lisboa no ano da outra senhora de 1973, com distúrbio neurovisual degenerativo profundo. Tratado precocemente a livros de história de arte, banda desenhada, rock´n´roll e televisão, o que agravou a compulsão imagética.  Referenciado à psicologia aos três anos após primeiros desenhos de monstros, morte e destruição. Ao mesmo tempo, primeiras descobertas acerca do poder mágico da representação e aquisição do pleno controlo esfincteriano. Percurso acidentado. Dropout de Belas Artes. Outsider bruto. Vagabundo iconoclasta. Esteta eclético. Hedonista visual. Dandy sardónico. Referências artísticas: arte chunga, sobretudo. Objectivo: já não sabe (alguma coisa a ver com a destruição da civilização, arqueólogos extraterrestres do futuro e acção directa pelo êxtase). Residente em Faro e padrinho de um cabrito.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO:
Pintura
PROJECTOS COLECTIVOS:
Casa Amarela–Porto –  residente


BASSANTI (IVO MOREIRA)

Nasceu em Lisboa em 1979. A partir de 2010 deixou de assinar como Ivo Moreira e adoptou o nome Bassanti.
Em 1997 completou o Curso Geral de Artes da Escola António Arroio e de seguida deu início à sua prática de atelier nos Ateliers de S. Paulo em Lisboa.
Em 1999 foi convidado a desenvolver o seu trabalho de pintura na Galeria Zé dos Bois onde se mantém até à data enquanto artista residente.
Em 2007 fez uma breve incursão pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde rapidamente se apercebeu de que a academia já não lhe poderia trazer a sustentabilidade necessária à sua procura, tendo consequentemente permanecido num caminho onde o conhecimento das coisas é essencialmente empírico.
O seu trabalho manifesta uma pesquisa autobiográfica intensa, de carácter maioritariamente intuitivo, no qual o processo de construção ganha cada vez mais relevância relativamente à obra produzida. O seu percurso pessoal e os objectos artísticos produzidos influenciam-se mutuamente, fundindo-se num movimento único em que a acção, as vivências, a obra e o pensamento são desdobramentos contínuos uns dos outros. Nesse sentido, as viagens representaram desde cedo um aspecto fundamental para a sua evolução e crescimento, oferecendo plataformas essenciais para o entendimento dos contextos em que se movimenta. Através do questionamento do que é familiar e da permeabilidade para assimilar o que é novo, o seu trabalho reflete uma viagem constante dentro e fora de si mesmo.
Desde 1995 tem produzido regularmente diários gráficos e livros de artista como forma de registar as suas viagens.
Das várias residências feitas destacam-se Basel (1997), no atelier de Daniel Boemle; Salvador da Bahia (2000-2001) e Goa (2003-2004) em atelier independente; Marrocos (itinerante); Berlim (2007 e 2010) na Spukkommune; Nova Iorque (2009) no Point B; Paris (2010) no 59 Rivoli; Hamburgo (2010) no Gangenviertel; Porto (2011) na Casa Amarela.
Nos últimos dois anos o seu trabalho ganhou contornos mais diversificados, começando (através do olhar da pintura) a explorar áreas várias outras áreas , tendo também estabelecido várias parcerias com outros artistas.
Participou em cerca de 16 exposições colectivas e 15 individuais, das quais se destacam Jambalaya 2001 e Best Friends for Life/Melhores Amigos para a Vida (2005, Galeria Zé dos Bois); I Want to Go with You (2008, Sala do Veado); Gifts from where I've Been part I & II (2009, Galeria Jorge Shirley/Sala do Veado, Museu Nacional de História Natural).


ÁREAS DE INTERVENÇÃO:

escrita, música, performance, fotografia, vídeo, instalação e culinária
PROJECTOS COLECTIVOS:
Casa Amarela–Porto – residente Nov/Dez
WEB:
 http://www.bassanti05.wordpress.com/





YOUNNING (YOUEN MERDRGNAC) 
Depois dos estudos de filosofia, consagrei-me como autodidacta ao desenho de linha. Autodidacta por certo, mas belos encontros tambem me guiaram e comecei a expor aos 32 anos, aqui fica a homenagem. Assim, ao fim de 6 anos encontrei a paixão de representar as emoções, os animais, as pessoas e os objectos com um só traço curvo, redondoe ás vezes (sacadé) (mas sempre continuo), fracassante. O meu material perdilecto é o carvão, a grafite, o sépia, a sanguinea quando quero dar uma dimensão mais colorida ás minhas obras. Também trabalho com pastel seco ou tinta da china, neste ultimo caso com  uma abordagem menos linear e mais impulsiva, jogando com as cores e a vertcalidade. Fiz as minhas primeiras exposições na primavera de 2010 na Bretanha em Caulnes, depois em Saint-Malo no Forum des Arts e de seguida na livraria Le Grenier em Dinan. Depois tive a honrosa oportunidade de expor algumas obras no Festival Europeu Pop Up em Lisboa no Palácio Santa Catarina em Novembro de 2010, tal como participar na Inauguração da Feira de Arte Contemporanea de Lisboa a 24 de Novembro de 2010 com o Colectivo Galeria Nómada e expor ainda na Livraria Sá da Costa em diversas ocasiões. Dividido entre frança e Portugal, o meu coração ambiciona viajar, procurar e explorar novos horizontes...Haja uma galeria, um grande espaço para expor, propostas e sugestoes, questoes...sou todo ouvidos. Mecenas, porque não? Também faço desenhos por encomenda, mas sempre fiel a mim mesmo, ás minhas opiniões, á minha visão do mundo, aos meus sonhos. Posso denunciar, criticar ou simplesmente solicitar, mostrar a beleza de um gesto, de um acto, de um ser ou de uma qualquer outra coisa.



ÁREAS DE INTERVENÇÃO:
Desenho, Pintura
PROJECTOS COLECTIVOS:
Casa Amarela–Porto - residencia e exposições.
WEB:


---------------------------------

PASCALE WRIGHT
ÁREAS DE INTERVENÇÃO:
Pintura, Escultura, Costura
PROJECTOS COLECTIVOS:
Casa Amarela–Porto – nucleo inicial e residente Jun/Set
WEB:











BARBARA ALEXANDRINO
ÁREAS DE INTERVENÇÃO:
Arquitectura
PROJECTOS COLECTIVOS:
Casa Amarela–Porto – nucleo inicial e residencia (MaioIJulho)
WEB:












NADINE RODRIGUES
ÁREAS DE INTERVENÇÃO:
Artes Plásticas, Musica
PROJECTOS COLECTIVOS:
Flying House Lisboa_ Atelier Colectivo, Exposições, Acções






SARA ALMIRO
ÁREAS DE INTERVENÇÃO:
Fotografia
PROJECTOS COLECTIVOS:
Casa Amarela–Porto – residencia.
WEB:

 



SARA FRANCO
ÁREAS DE INTERVENÇÃO:
Pintura, Design Gráfico e Web, Street Art
PROJECTOS COLECTIVOS:
Flying House Lisboa_ Exposições
WEB: http://www.ultravioleta-design.com/; www.sara-franco.blogspot.com